REGULAMENTO OFICIAL 2017

1. OBJETIVOS:

O Circuito Kviva Sul-Brasileiro de Squash é uma realização da Kviva Academia Escola,
e tem como objetivos promover o esporte, incentivar a competição e montar um ranking entre os
squashistas do Sul do País.

2. ETAPAS:

O Circuito em 2017 será composto de 03 etapas, nas datas abaixo:

1ª ETAPA - 07 e 08 de Abril – Kviva Academia Escola

2ª ETAPA - 01 e 02 de Setembro – Kviva Academia Escola (3ª Etapa do Circuito Gaúcho)

3ª ETAPA - 10, 11 e 12 de Novembro – Kviva Academia Escola (Campeonato Gaúcho, Gaúchão)
 

3. PARTICIPANTES:

3.1 O Circuito Kviva Sul-Brasileiro de Squash é aberto a todos os jogadores de qualquer nacionalidade residentes
ou não no Brasil.

3.2 A definição da categoria em que o atleta deverá se inscrever, terá como base o ranking do Circuito e
mediante aprovação da Comissão Técnica do Circuito Kviva Sul-Brasileiro de Squash .

3.3 A Comissão Técnica do Circuito Sulbrasileiro de Squash terá autonomia para realizar qualquer ascenso, ou
mesmo desclassificar da etapa um jogador(a) considerado fora de categoria. A pontuação já obtida pelo
mesmo lhe será outorgada na categoria certa. No caso de desclassificação o jogador não recebe nenhuma
pontuação.

3.4 O jogador(a) que quiser subir de categoria por ter melhorado seu índice técnico, o poderá fazer, levando
para a nova categoria os pontos obtidos, salvo casos de desclassificação (ver item anterior).

4. CATEGORIAS:

4.1 O Circuito Kviva  Sul-Brasileiro de Squash de 2017, será disputado em 05 categorias:
1ª CLASSE, 2ª CLASSE, 3ª CLASSE, 4ª CLASSE e 5ª CLASSE.

4.2 Todo jogador(a) que for o(a) campeão(ã) do circuito de 2017 em sua categoria, não poderá mais disputar a
mesma em 2018, devendo obrigatoriamente subir de categoria. (critério para 2ª CLASSE, 3ª CLASSE, 4ª CLASSE
e 5ª CLASSE).

4.3 O jogador que chegou na final em uma determinada categoria em 2017 ou em anos anteriores, 
independentemente de vencer, não poderá jogar categorias inferiores a que disputou.

5. INSCRIÇÕES:

5.1 A data limite para as inscrições será até às 22:00hs da 4º feira que anteceder ao final de semana da etapa.

5.2 O atleta poderá inscrever-se em mais de uma categoria por etapa (Máximo 02 categorias).

5.3 O preço da inscrição em cada etapa será de R$ 65,00 (Sessenta e cinco reais) por atleta para uma categoria e
R$ 95,00 (Noventa e cinco reais) por atleta para duas categorias.

5.4 A divulgação das chaves será até as 18:00 hs da 5º feira que anteceder o início do torneio.

5.5 Cada Academia é responsável pela inscrição de seus atletas tanto na parte de divulgação dos horários
dos jogos quanto no pagamento das inscrições, se os atletas não o fizerem.

5.6 Ao inscrever-se o participante aceita todas as condições estabelecidas pelo Regulamento.

5.7 Todos os atletas deverão obrigatoriamente estarem disponíveis no máximo até as 19:00hs da 6ª feira
que iniciar o Torneio. Caberá aos atletas com impossibilidades observá-las no momento da inscrição, que
ficaram sujeitas a serem ou não aceitas pelo organizador da etapa.

5.8 Todos os jogadores inscritos em mais de uma categoria, deverão estar cientes de que poderão ter jogos
consecutivos.

6. FORMAÇÃO DAS CHAVES:

6.1 O número mínimo será de 03 (três) jogadores(as) para a realização da categoria.

6.2 Categoria com 03 jogadores(as) inscritos:

6.2.1 A fase classificatória será composta de chave única e classificarão os dois primeiros para a final.

6.3 Categoria com 04 jogadores(as) inscritos(as):

6.3.1 A fase classificatória será composta de chave única e classificarão os 3 primeiros(as) colocados(as).

6.3.2 Na fase eliminatória os 2º e 3º classificados se enfrentam na semifinal, decidindo quem jogará a
final com o 1º classificado;

6.4 Categoria com 05 jogadores(as) inscritos(as):

6.4.1 A fase classificatória será composta de uma chave com 02 jogadores(as) e uma chave com 03
jogadores(as), formadas da seguinte forma:

 

CHAVE "A"

CHAVE "B"

Jogador

01

03

Jogador

02

04

Jogador

 

05

6.4.2 Classificam-se para a fase eliminatória os 1º e 2º jogadores(as) de cada chave, jogando a semifinal
cruzada, ou seja, 1º de "A" x 2º de "B", e 2º de "A" x 1º de "B".

6.5 Categoria com 06 ou mais jogadores(as) inscritos(as):

6.5.1 A fase classificatória será composta por chaves de 3 ou 4 jogadores(as), formadas com a observância
do sistema "S invertido", abaixo exemplo com 14 jogadores:

 

CHAVE "A"

CHAVE "B"

CHAVE "C"

CHAVE "D"

Jogador

01

02

03

04

Jogador

08

07

06

05

Jogador

09

10

11

12

Jogador

   

14

13

6.5.2 Classificam-se para a fase eliminatória os 1º e 2º jogadores(as) de cada chave, guardando consonância,
no cruzamento destas, a tradicional teoria de benefício aos melhores ranqueados (chave "A" cruza com "D" e
chave "B" cruza com "C"). Observando também que jogadores(as) da mesma chave não se cruzam antes da final.

6.6 Os jogadores(as) serão numerados levando-se em conta os pontos do ranking no circuito. O jogador nº 1
será aquele que tiver a maior pontuação, o nº 2 a segunda maior pontuação e assim sucessivamente.

6.7 Em caso de, na composição das chaves, dois ou mais jogadores(as) apresentarem a mesma pontuação
será observada, para desempate:

6.7.1 Melhor pontuação obtida da última etapa, na penúltima etapa e assim sucessivamente.

6.7.2 Se permanecer o empate, sorteio.

6.8 Em caso de, na pontuação dos classificados, dois ou mais jogadores(as) apontarem o mesmo número de
vitórias/derrotas será observado, para desempate:

6.8.1 No caso de dois jogadores(as): confronto direto.

6.8.2 No caso de três ou mais jogadores(as):

  1. Saldo de "games", dos jogos realizados entre os empatados;
  2. Saldo de "pontos", dos jogos realizados entre os empatados;
  3. Confronto direto, se após os itens anteriores ficarem dois jogadores(as) empatados;
  4. Sorteio

6.9 A troca de jogadores(as) após a confecção das chaves dependerá da anuência do Árbitro Geral e/ou da
Comissão Técnica do Circuito e poderá ser feita somente antes da estréia do jogador no Torneio.

7. FORMAS DE DISPUTA:

7.1 Em todas as categorias os jogos serão disputados em melhor de 03 games até 11 pontos sem vantagem
exceto na 1ª Classe que será melhor de 05 games até 11 pontos sem vantagem .

7.2 O Árbitro Geral de cada etapa, aplicará o "WO" quando se passarem 15 minutos do horário marcado, ou
5 minutos após a quadra estar livre, e o placar será de 3x0 (11x0, 11x0 e 11x0) ou 2x0 (11x0 e 11x0).

7.3 O(A) jogador(a) que perder por "WO" não estará isento do pagamento da inscrição.

7.4 A bola oficial do Circuito é a Dunlop 2 pontos amarelos.

8. PONTUAÇÃO / RANKING:

O ranking CIRCUITO KVIVA SUL-BRASILEIRO DE SQUASH computará os pontos obtidos pelos atletas nas 04 (quatro)
últimas etapas.  A soma dos pontos será dividida pelo número de torneios disputados. O atleta que não disputar
um mínimo de 04 (quatro) torneios terá seus pontos divididos pelo critério exposto abaixo:

  • 4 torneios jogados - divide-se o total de pontos por 4

  • 3 torneios jogados - divide-se o total de pontos por 4

  • 2 torneios jogados - divide-se o total de pontos por 3

  • 1 torneio jogado - divide-se o total de pontos por 3

Pontuação utilizada para a formação do Ranking do CIRCUITO KVIVA SUL BRASILEIRO DE SQUASH:

COLOCAÇÃO


1ª CLASSE

 

2ª CLASSE

3ª CLASSE
 

4ª CLASSE
 


5ª CLASSE

1 100 84 68 52 36
2 95 79 63 47 31
3 e 4 91 75 59 43 27
5 a 8 86 70 54 38 22
9 a 16 81 65 49 33 16
17 a 32 76 60 44 28 11

Obs: O(A) jogador(a) que perder por "W.O." na primeira rodada somará zero pontos para efeito de cálculo 
de média, ou seja, o torneio contará como jogado.


9. OBRIGAÇÕES DO ORGANIZADOR DA ETAPA:

9.1 Distribuir uma camiseta por atleta, inclusive para os que jogarem duas ou três categorias.

9.2 Fornecer troféus para os 1º e 2º lugares para todas as categorias.

9.3 Fornecer cartazes para a divulgação da etapa.

9.4 Exigir comportamento adequado dos atletas dentro e fora das quadras, bem como, por parte do público.

9.5 A Academia deverá afixar em local visível as chaves (Draw) dos jogos com os horários, e também, o regulamento para que todos tenham acesso,

9.6 Oferecer um coquetel no Sábado após as finais, gratuito para os inscritos.

10. COMISSÃO TÉCNICA:

Vasco Antônio Costa Filho

Marcos Felippis

Marcos Ide

Marina Costa

11. DISPOSIÇÕES GERAIS:

11.1 Todas as etapas serão realizadas rigorosamente dentro dos critérios expostos neste regulamento.

11.2 Todos os jogadores que vencerem suas partidas(exceto finalistas) deverão apitar o jogo seguinte.
Caso necessitem de auxílio deverão requerê-lo ao árbitro geral.

11.3 Os casos omissos serão analisados e decididos pelo Árbitro Geral e/ou pela Comissão Técnica.