Tradução: Marcus L. Purper - Texto
em Português - Leia o original
Federación Internacional de Padel
Regulamento de jogo
Início do Jogo
REGRA
1 - POSIÇÃO DOS JOGADORES
Cada dupla de jogadores se colocará em cada um dos lados da
quadra, situados em cada lado da rede. O jogador que põe a bola
em jogo é o servidor (sacador) e o que responde ou recebe, o
recebedor.
O jogador que recebe pode colocar-se em qualquer lugar do seu
lado da quadra, assim como seu parceiro e o parceiro do sacador.
As duplas trocarão de lado quando a soma dos games seja um número
ímpar. Se por acaso um erro foi cometido e não se trocou de
lado, os jogadores corrigirão a situação tão logo seja
descoberto o erro, seguindo de maneira correta.
O tempo máximo de descanso nas trocas de lado será de 90
(noventa) segundos.
REGRA 2 - ESCOLHA DO LADO E DO SERVIÇO
A escolha do lado e o direito de saque serão decididos no
primeiro game do jogo por sorteio. A dupla que ganhar o sorteio
poderá escolher entre:
Sacar ou receber, no caso de saque a outra dupla que irá
receber escolherá o lado, ou
O lado, no caso a outra dupla escolherá sacar ou receber, ou
Pedir aos adversários que escolham primeiro.
O SAQUE OU SERVIÇO
REGRA 3 - O SAQUE OU SERVIÇO
O saque deve ser efetuado da seguinte maneira:
a) O sacador deverá estar com ambos os pés atrás da linha de
saque, entre a linha central de saque e a parede lateral. Jogará
a bolinha por cima da rede, na direção da área de saque
situada no outro lado da quadra, na linha diagonal, fazendo com
que pique na dita área de saque ou sobre uma das linhas que o
delimitam. Em primeiro lugar ao adversário que estiver situado
à sua esquerda, e na seqüência a sua direita, e assim
sucessivamente.
b) O sacador colocará a bolinha no chão (picar a bola antes de
sacar), atrás da linha de saque e entre a linha central e a
parede lateral.
c) Um jogador deficiente (que tem somente uma das mãos) poderá
colocar a bola em jogo utilizando a sua raquete.
d) O sacador fica obrigado a não tocar com os pés a linha de
saque nem a invadir a zona que estaria delimitada pela continuação
da linha central, já que o saque é cruzado (na diagonal).
e) No momento do saque, o jogador deverá bater na bolinha em
uma altura equivalente a abaixo da linha de sua cintura,
considerada no momento do golpeio, e ter ao menos um pé em
contato com o chão.
f) Ao sacar, o jogador não poderá andar, correr ou saltar.
Estimar-se-á que o jogador não tenha trocado de posição
ainda que realize pequenos movimentos com os pés que não
afetem a posição adotada inicialmente.
g) No momento de atingir a bolinha ou em uma tentativa frustrada
de atingi-la, o saque será considerado válido (efetuado).
h) Se um saque é executado por engano do lado errado da quadra
(sacar um "iguais" do lado esquerdo por exemplo), o
erro de posição deverá ser corrigido tão logo seja
descoberto. Todos os pontos obtidos em tal situação são válidos,
porém, se apenas uma falta de saque (1° serviço) tenha
acontecido antes da descoberta, esta deve valer para a seqüência
do jogo. (quando for sacado do lado correto)
REGRA 4 - FALTA DE SERVIÇO
O Serviço será falta se:
a) O sacador infringir o disposto pela Regra 3 (saque ou serviço)
b) O sacador errar a bolinha ao tentar golpeá-la.
c) Em seguida do saque, a bolinha saia fora da área de serviço
do recebedor, que inclui as linhas que a delimitam (as linhas são
consideradas boas)
d) Em seguida ao saque, a bolinha atinja o seu parceiro.
e) Após o saque e assim que passe sobre a rede, a bolinha pica
no campo adversário e toca a tela (grade) metálica que
delimita a quadra, antes do segundo pique (somente para o
saque).
f) Após o saque, a bolinha toca alguma das paredes do campo do
sacador, ainda que posteriormente passe a rede e pique na área
de serviço do recebedor.
g) Se a bola pica defeituosamente e fazendo a intenção não
consegue golpea-la ou volta e segura-la.
h) Se demorar mais de 25 (vinte e cinco) segundos para sacar
depois de terminado o ponto anterior.
REGRA 5 - ORDEM DE SAQUE
A dupla que tiver direito ao saque no primeiro game de cada set,
decidirá qual de seus participantes começará sacando. Ao término
do primeiro game, a dupla que iniciou recebendo passa a sacar, e
assim sucessivamente durante todos os games do set. Uma vez
estabelecida a ordem de saque, esta não pode ser alterada até
o início do set seguinte.
Ao iniciar cada set, a dupla que tem o direito de saque decidirá
qual dos seus jogadores efetuará o serviço e daí em diante, o
farão por revezamento, sacando um em cada game em que tiverem
saque.
Se um jogador sacar fora da sua vez, o jogador que teria de ter
sacado deve sacar tão logo seja descoberto o erro. Todos os
pontos contados antes da descoberta do erro são válidos, porém,
se apenas uma falta de saque (1° serviço) tenha acontecido
antes da descoberta, esta não deve valer para a seqüência do
jogo. No caso de perceber o erro após o final do game, a ordem
de saque deverá permanecer alterada (errada) até a finalização
do set.
O RECEBIMENTO OU DEVOLUÇÃO
REGRA 6 - O RECEBIMENTO OU DEVOLUÇÃO
a) O jogador que recebe deverá esperar que a bolinha pique
dentro da sua área de serviço e deverá rebatê-la antes do
segundo pique.
b) Se a bolinha picar duas vezes seguidas dentro da quadra,
mesmo que depois de ter batido em uma das paredes, o saque será
considerado ponto para quem saca.
Somente para quadras com “quinas”: (no caso que a bolinha
bata em uma quina, que está na união da parede com a
grade/tela metálica) o saque somente será válido se, após
picar no solo e acertar a mencionada “quina”, sair
obliquamente ao recebedor.
c) Se o recebedor bater na bolinha antes que pique, ou antes,
que o serviço seja considerado falta, perderá o ponto.
REGRA 7 - ORDEM DE DEVOLUÇÃO
A dupla que recebe o saque no primeiro game de cada set decidirá
qual dos seus integrantes começará a receber, e este jogador
continuará recebendo o primeiro saque de cada game até o final
do set.
Cada jogador receberá durante o game alternativamente o saque,
e uma vez que a ordem tenha sido decidida, não poderá ser
alterada durante este set, porém sim, poderá ser feita no início
de um novo set.
Se durante um game, a ordem de recebimento for alterada pela
dupla que recebe o saque, deverá continuar assim desta forma até
o final do game em que se provocou o equívoco. Nos games
seguintes deste set, a dupla voltará à colocação escolhida
ao iniciar o mesmo. Se o erro for descoberto quando o jogador
fora de posição estiver recebendo o saque, a dupla recebedora
perderá o ponto.
REGRA 8 - NÚMERO DE SAQUES
O jogador que saca terá direito a um segundo saque se o
primeiro não for validado. Este segundo saque será sacado do
mesmo lado em que se efetuou o anterior e na seqüência do
primeiro.
REGRA 9 - PREPARAÇÂO DO QUE RECEBE
O sacador não deve sacar até que quem está recebendo não
estiver preparado e se não o está, nem faz menção de
receber, o sacador pode reclamar o ponto ainda que o saque fora
seja bom. Da mesma maneira, o recebedor não pode reclamar no
caso em que o saque seja fora. O recebedor pode parar o jogo se
não estiver preparado. Sempre respeitando a regra dos 25
segundos (Regra 4 - h)
REGRA 10 - SAQUE QUE TOCA EM UM JOGADOR
Se ao jogador que recebe ou seu parceiro tocar a bola com a
raquete antes que a bolinha pique ao chão, será considerado
ponto do sacador.
REGRA 11 - REPETIÇÃO DE UM PONTO. "LET"
O saque será repetido (let) se:
a) A bolinha tocar a rede ou um dos postes que a sustentam
(desde que estejam dentro da área de jogo) e logo cair na área
de saque do recebedor, sempre quando não tocar a tela/grade metálica
antes do segundo pique.
b) A bolinha, depois de tocar a rede ou os postes (se estiverem
dentro da área de jogo) tocar em qualquer adversário ou artigo
que portem ou levem consigo.
c) Quando o recebedor não estiver preparado (regra 9).
Se o “let” for no primeiro serviço, este deverá ser
repetido. Se for no segundo serviço, o sacador terá direito a
somente mais um saque.
Um ponto em disputa é “let” se:
a) A bolinha se romper durante o jogo.
b) Se o jogo se interrompe por alguma situação imprevista e
alheia aos jogadores.
O jogador que durante o jogo considere que ocorreu uma das situações
que o regulamento qualifica como “let”, deverá fazer com
que o juiz árbitro saiba de imediato e não permitir que o
ponto em disputa continue, sob pena de perder o direito de fazê-lo
logo que termine o mesmo.
O árbitro pode mandar repetir um ponto, e neste caso o sacador
terá direito a dois saques.
REGRA 12 - INTERFERÊNCIA
Quando um jogador seja incomodado por qualquer coisa fora de seu
controle, com exceção das instalações da quadra ou seu
companheiro, o ponto deverá ser repetido (let). Se um jogador
comete uma ação, seja intencional ou involuntária, que
incomode o seu adversário na execução de um golpe, o árbitro,
no primeiro caso, concederá o ponto para o adversário, e no
segundo ordenará a repetição do ponto (let), quando o jogador
que tenha provocado o mal tenha vencido o ponto.
A PONTUAÇÃO
REGRA 13 - PONTUAÇÃO
Quando uma dupla ganha seu primeiro ponto, se contará 15. Ao
ganhar seu segundo ponto se contarão 30. Ao ganhar seu terceiro
ponto se contarão 40 e com o quarto ponto vencido se cantará
game, exceto se ambas as duplas tenham ganhado 3 pontos, chamada
de “iguais”. O ponto seguinte se denomina “vantagem” a
favor do ganhador e se o mesmo volta a vencer se torna game. No
caso de perder, se volta ao “iguais”, e assim sucessivamente
até que uma das duplas tenha vencido dois pontos consecutivos.
A dupla que primeiro vencer 6 games, sempre com um mínimo de 2
de vantagem, terá um set. No caso de empate em 5 games, serão
jogados mais dois, até ganhar por 7-5, porém se empatar
novamente em 6 games, ganhará aquele que primeiro conseguir
dois games de diferença ou, em caso de ter sido combinado
antes, se aplicará o “tie-brake” ou desempate (regra 14).
As partidas poderão ser ao melhor de 3 (três) ou 5 (cinco)
sets. Nas partidas melhor de 5 sets existe a possibilidade de um
descanso adicional de 10 minutos, depois do terceiro, sempre que
solicitado pelo menos por uma das duplas.
REGRA 14 - MORTE SÚBITA OU "TIE-BREAK"
Quando previamente combinado, em caso de empate em 6 games se
jogará uma morte súbita ou “tie-brake”.
O “tie-brake” terá como vencedor aquele que primeiro chegar
a 7 (sete) pontos, sempre que tiver 2 (dois) de vantagem.
O “tie-brake” iniciará com o jogador a que lhe corresponda
o saque em caso de não haver desempate (o desempate começa com
o próximo a sacar, se fosse um game normal) e começará no
lado direito da quadra, sacando uma só vez (um só ponto). A
continuação o saque será do adversário, por duas vezes (dois
pontos) começando pelo lado esquerdo da quadra e assim
sucessivamente.
Os jogadores trocarão de lado na quadra a cada 6 pontos
disputados. Para a troca de lado, os jogadores terão 25 (vinte
e cinco) segundos.
O vencedor do “tie-brake” terá anotado o resultado de 7-6.
No set seguinte, começará sacando um jogador da dupla que não
tenha começado sacando no desempate.
DURANTE O JOGO
REGRA 15 - BOLINHA EM JOGO
A bolinha será golpeada alternativamente por um ou outro
jogador de cada dupla.
A bolinha está em jogo desde o momento em que se saque (a não
ser que tenha havido falta ou let), e permanece em jogo até que
o ponto seja definido. Este ocorrerá quando a bolinha toque
diretamente uma das paredes do lado contrário, ou as telas, ou
pique duas vezes no chão, ou bem, quando golpeada por um
jogador, pique uma vez na quadra, e depois de sair por cima das
paredes ou telas, pique uma segunda vez.
Um jogador poderá lançar a bolinha ao lado do adversário,
fazendo que pique no mesmo, e posteriormente saia pelos limites
superiores da quadra.
NOTA: Os jogadores estão autorizados a sair da quadra e rebater
a bolinha, a não ser que esta tenha picado pela segunda vez.
Para isso a quadra deve cumprir com uma série de condições:
- As laterais da quadra deverão ter dois acessos centrais por
cada uma delas.
- Cada acesso deverá ter um máximo de 0,82 X 2 metros e um mínimo
de 0,72 X 2 metros.
- Não deverá existir nenhum obstáculo físico fora da quadra
em um espaço mínimo de 2 metros de largura, 4 metros de
comprimento em cada lado da quadra, e um mínimo de 2 metros de
altura desde a altura da rede.
Se a bolinha passa a rede, pica no lado contrário, sai fora da
quadra e volta ao jogo por ter batido em qualquer objeto alheio
a quadra, se considerará que o jogador que tirou a bolinha para
fora venceu o ponto, ainda que o adversário poderia devolvê-la.
Se a bolinha passa a rede, pica no lado do adversário, e saia
da quadra por algum buraco ou imperfeição das telas metálicas
ou fique presa nesta, o ponto será do jogador que jogou a
bolinha.
Um jogador poderá golpear a bolinha em qualquer uma das suas
paredes e fazer com que esta passe por cima da rede e pique no
lado contrário, exceto para o saque.
Uma bolinha que pique no ângulo formado por uma das paredes do
“U” e o chão, será considerada boa. (esta bola é
familiarmente conhecida como “ovo”, é boa).
REGRA 16 - VOLEIO
Todo jogador poderá devolver a bolinha de voleio, com exceção
do saque.
REGRA 17 - BOLINHA QUE ATINGE ALGUMA INSTALAÇÃO
Se a bolinha em jogo atinge qualquer parte das instalações
depois de ter picado na quadra, a bolinha permanecerá em jogo e
deverá ser devolvida antes que pique pela segunda vez em seu
lado.
Se a bolinha bate nos holofotes (iluminação) ou no teto, em
caso de quadras cobertas, o ponto termina.
REGRA 18 - DEVOLUÇÃO VÁLIDA
A devolução será validada:
a) Se a bolinha tocar a rede, seus postes (desde que dentro da
área de jogo), e depois picar no campo contrário
b) Se a bolinha picar no seu campo e atingir uma das paredes e
voltar ao lado que a lançou, e na seqüência for golpeada por
um jogador, sempre e quando, ele ou nenhuma parte de sua roupa
ou raquete tenha tocado a rede, seus postes ou o lado do adversário.
c) Se como conseqüência da direção e força do golpe, a
bolinha pique no lado adversário e saia da quadra, bata no teto
ou nas luminárias, ou em qualquer objeto alheio às instalações
da quadra.
d) Se a bolinha em jogo atinge algum objeto situado no chão do
lado adversário alheio a esse mesmo jogo (outra bolinha,
qualquer detalhe do uniforme e também a raquete). O ponto será
do jogador que jogou a bolinha.
e) Se a bolinha pica no lado adversário e depois toca na tela
metálica ou alguma das paredes. O adversário deverá devolvê-la
antes que pique pela segunda vez em seu lado da quadra.
f) As deixadinhas / mexicanas serão consideradas boas sempre
que o jogador não tenha batido na bolinha duas vezes e o
impacto na mesma se dê em um mesmo movimento.
REGRA 19 - PONTO PERDIDO
A dupla perderá o ponto:
a) Se um jogador da dupla, sua raquete ou qualquer objeto que
leve consigo, toque alguma parte da rede, incluindo os postes,
poste vertical intermediário, o terreno do lado contrário da
quadra, incluindo a tela, enquanto a bolinha estiver em jogo. Se
considera parte integrante da rede o poste vertical intermediário
situado em quadras sem portas até uma altura de 0,92 metros
desde o chão. A partir de 0,92 metros, o poste vertical
intermediário é considerado zona neutra, pois os jogadores
poderão agarrar-se a ele.
b) Se a bolinha picar pela segunda vez no seu campo antes de ser
rebatida.
c) Se rebate a bolinha de voleio antes que esta tenha
ultrapassado a rede.
d) Se um jogador devolve a bolinha de tal forma que pegue
diretamente em qualquer uma das paredes do lado oposto da
quadra, na tela ou em algum objeto alheio a quadra.
e) Se um jogador devolve a bolinha, bate na rede ou em seus
postes, e depois não picar no campo contrário.
f) Se um jogador bater duas vezes seguidas na bolinha (dois
toques).
g) Se a bolinha que está em jogo atingir o jogador ou qualquer
objeto que leve consigo, exceto a raquete.
h) Se um jogador rebater a bolinha e esta atingir alguma das
telas ou o chão do seu lado da quadra.
i) Se atinge a bolinha, lançando de encontro a ela (bolinha) a
raquete.
j) Se pular por cima da rede enquanto o ponto estiver em jogo.
k) Ao voltar da bolinha, somente um jogador poderá rebatê-la.
Se ambos jogadores da dupla, seja simultaneamente ou
consecutivamente atingem a bolinha, perderão o ponto.
NOTA: Não se considera dois toques quando dois jogadores tentam
atingir a bolinha simultaneamente, mas somente um a toca e o
outro atinge a raquete do companheiro.
REGRA 20 - (TRANSITÓRIA)
Em algumas quadras, entre os postes que prendem a rede e as
telas fica um espaço. Se a bolinha passar por este espaço,
somente será considerada boa se no juízo do árbitro tiver
passado por uma altura superior a da rede.
REGRA 21 - CONTINUIDADE DO JOGO
A partida deverá ser contínua a partir do primeiro saque até
o término, exceto:
a) Nos períodos de descanso permitidos (regra 1).
b) Nas viradas de lado da quadra (regra 1).
c) Nas partidas jogadas em 5 sets, onde poderá haver um
descanso de 10 (dez) minutos (regra 13).
d) A partida nunca deverá ser suspensa, atrasar ou ter interferência,
com o propósito de permitir que um jogador recupere forças ou
receba instruções ou conselhos (exceto nos tempos permitidos)
O juiz árbitro será o que determina dita suspensão, atraso ou
interferência. Não haverá tolerância para a perda natural
das faculdades. Ficarão a critério do juiz árbitro os casos
como resultado de acidentes.
Se uma partida deve ser suspensa por razões alheias aos
jogadores (chuva, falta de luz, etc...) ao ser reiniciada a
partida, as duplas terão direito a um aquecimento ou batida de
bola, de acordo com o seguinte:
a) Até cinco minutos de suspensão não tem aquecimento.
b) De seis a vinte minutos de suspensão, 3 minutos de
aquecimento.
c) Mais de vinte e um minutos de suspensão, cinco minutos de
aquecimento.
A partida deverá iniciar exatamente de onde e como foi
finalizada no momento da suspensão, quer dizer, no mesmo game,
mesmo sacador, mesma posição em quadra e a mesma ordem de
saque.
Se a suspensão se deve a falta de luz, se deverá parar a
partida quando a soma de jogos seja par no set que se está
jogando, para que ao reiniciá-lo fiquem ambas duplas no mesmo
lado que quando se produziu a suspensão.
REGRA 22 - SUBSTITUÇÃO DE BOLINHAS
A substituição das bolinhas durante uma partida será a
seguinte:
Nas partidas anteriores às finais, se substituirão as bolinhas
em caso de ter que jogar um terceiro set, exceto em semifinais e
finais.
Em semifinais e finais a troca das bolinhas se dará da seguinte
forma: a primeira troca quando se tenha disputado os 11
primeiros games. A troca seguinte quando se tenha disputado os
13 games seguintes e assim sucessivamente.
A partida será disputada com três bolinhas, que não poderão
ser substituídas a mesmos que a regra assim indique ou com a
permissão do juiz árbitro do torneio.
Nos casos em que as bolinhas devam ser substituídas depois de
um número determinado de games e não são trocadas na seqüência
correta, o erro deverá ser corrigido quando tenha que sacar
novamente a dupla que deveria ter o direito de sacar com bolas
novas, antes do erro. Depois disso, as bolinhas serão trocadas
de maneira que o número de games entre as trocas seja o
originalmente previsto.
Quando se perde uma bolinha, o árbitro autorizará que se
reponha a bolinha nas mesmas condições que as que estão no
jogo. Não sendo assim, se trocará o jogo completo de bolinhas.
NORMAS DE ETIQUETA E CONDUTA
PONTUALIDADE.
As partidas acontecerão sem demora nos horários marcados. O
horário das partidas serão publicados com tempo suficiente,
sendo obrigação do jogador informar-se do mesmo. A ordem de
jogo não poderá ser alterada sem a autorização do juiz árbitro
do torneio.
O juiz árbitro dará por finalizada uma partida se um dos
jogadores não estiver na quadra preparado para jogar dez
minutos depois da hora previamente marcada para o início da
mesma, dando como vencedora a dupla adversária.
INDUMENTÁRIA.
O jogador deverá apresentar-se com seu uniforme limpo e em
condições, não sendo permitidas camisetas sem mangas nem
trajes de banho. Em caso de não cumprimento, será sinalizada a
falta, devendo substituir a roupa por outra regulamentada. Em
caso contrário será desclassificado.
Nas competições por equipes se recomenda que os jogadores usem
a mesma roupa, ainda que não seja obrigatório.
Os jogadores podem usar calçados, roupas e raquetes que
desejem. Desde que sejam regulamentadas.
IDENTIDADE
Os participantes deverão credenciar, quando assim o solicitar o
árbitro, sua identidade, nacionalidade, idade e em geral
qualquer outra circunstância diretamente relacionada com a
competição, mediante a apresentação dos documentos
oportunos.
CONDUTA E DISCIPLINA
Todo jogador deverá comportar-se de forma cortês e educada
durante todo o tempo que permaneça no âmbito de qualquer
competição, ainda que não esteja participando dela, e
respeitar qualquer pessoa que se encontre na mesma.
- Área do jogo.
O jogador, ou jogadores, não poderão deixar a área do jogo
durante uma partida, incluindo o aquecimento, sem autorização
do árbitro, exceto nas trocas de lado.
- Conselhos e instruções.
Os jogadores poderão receber conselhos e instruções durante a
partida, de seu capitão ou treinador, tanto nas competições
de duplas como nas por equipes.
- Entrega de prêmios.
Os jogadores ou equipes que disputem as finais deverão
participar da entrega de prêmios que se realizará após a
mesma, a menos que não possam ficar por lesão ou indisposição
comprovadas, ou impossibilidades razoáveis.
- Demoras injustificadas.
Serão permitidos 25 (vinte e cinco) segundos entre ponto a
ponto, e 90 (noventa) segundos para troca de lado. Se o jogador
não está pronto para recomeçar o jogo ao contar “tempo”,
o árbitro poderá adverti-lo.
O tempo estabelecido para o aquecimento prévio a uma partida
será de 5 (cinco) minutos.
No caso em que um jogador se lesiona, comprovando-se que não
pode continuar o jogo, será concedido 3 (três) minutos para
sua atenção ou recuperação. Se a suspensão se realiza
durante a troca de lado, o jogador poderá receber assistência
médica dentro deste intervalo, podendo voltar a recebê-la nas
próximas trocas de lado, desde que respeitados os 90 segundos
em cada troca. A perda de condição física e lesões como
estiramentos, cãibras, etc... serão motivo para falta de
continuidade do jogo.
- Obscenidades audíveis e visíveis.
Obscenidades audíveis se definem como o uso de palavras
comumente conhecidas e entendidas como de má educação ou
ofensivas, e que sejam ditas claramente e com força suficiente
para serem ouvidas pelo árbitro, espectadores e organizadores
do torneio. Por obscenidades visíveis, tem que se entender a
caracterização de sinais ou gestos com as mãos, e/ou bolinha
que comumente tenham significado obsceno e ofendam as pessoas.
- Abuso da bolinha.
Os jogadores não poderão em nenhum momento atirar
violentamente, em qualquer direção, uma bolinha fora da
quadra, ou jogá-la agressivamente ao outro lado da rede,
enquanto não se está em jogo.
- Abuso da raquete.
Os jogadores não poderão em nenhum momento lançar
intencionalmente nem golpear a raquete contra o chão de forma
violenta, nem contra a rede, a cadeira do árbitro, as paredes,
as telas ou qualquer outro elemento da pista.
- Abuso verbal e abuso físico ou agressão
O comportamento, atitudes e gestos agressivos e anti-desportivos
dos jogadores, quando os jogadores se dirigirem ao árbitro,
adversários, parceiro de dupla, espectadores ou qualquer pessoa
relacionada com o torneio, se julgará como abuso verbal e
insulto, assim como qualquer expressão oral que , sem ser
considerada insulto, tenha embutida o menosprezo ou notório
desrespeito a tudo isto.
A violação de qualquer dos aspectos mencionados será
penalizada pelo juiz árbitro da competição. Estas normas de
conduta são aplicáveis em todos os torneios, em suas diversas
classes ou categorias, afetando a todos os jogadores
participantes em competições da FIP.
O juiz árbitro registrará em ata correspondente os incidentes
ocorridos, para a consideração posterior do Comitê de
disciplina da FIP.
Federação Internacional de Pádel - FIP
Aprovado na assembléia geral de Curitiba (Brasil)
em 18 de julho de 2003.